segunda-feira, 31 de março de 2014

INÍCIO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES-2014




PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


Com o compromisso de garantir o direito à aprendizagem das crianças no ciclo de alfabetização, as atividades de formação dos professores alfabetizadores iniciaram-se no último sábado (29/03/14) em caráter extraordinário, pois o município de Planalto tomou a decisão de dar início a essas atividades haja vista que assumiu o compromisso de alfabetizar as crianças até os oito anos de idade.

O 1º encontro de formação aconteceu na Escola Estadual Rômulo Galvão com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, através do secretário Gilson Silva Sousa, da coordenadora do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA no nosso município, Maria do Alívio Trindade Pires, a orientação das professoras Ângela Maria Rocha Moreno, Josineide da C. Amaral Ferreira, Keila Maria Pereira e Neyara Macedo Coelho que conduzirão as formações em 2014.











Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.



 
 Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática

 



 









Nenhum comentário:

Postar um comentário