Estão abertas as
inscrições para a segunda edição do Prêmio Curta Histórias, concurso de vídeos
de curta metragem para estudantes da educação básica da rede pública de ensino.
Nesta edição os vídeos terão como tema personalidades negras e os vídeos podem
ser inscritos até 25 de abril.
O concurso
valoriza a educação para as relações étnico-raciais e tem como objetivo
incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades
pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas
brasileiras.
Para a secretária
de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé
Evaristo, é necessário integrar os estudantes na promoção da educação para as
relações étnico-raciais. “Esses vídeos podem ser produzidos no celular, nos
laboratórios das escolas, mas em uma agenda coletiva”, disse.
Os estudantes
podem participar em quatro categorias: ensino fundamental – anos iniciais;
ensino fundamental – anos finais; ensino médio; educação de jovens e adultos.
Cada escola pode inscrever um vídeo de até um minuto, sem contar os créditos,
por categoria e os grupos devem ser formados por um professor ou educador responsável
e até cinco alunos.
O prêmio Curta
Histórias selecionará cinco finalistas em cada categoria. Entre esses, serão
escolhidos um pelo júri popular e outro pela comissão julgadora final. Os
vencedores serão anunciados na página do Curta Histórias na internet e deverão
comparecer à Cerimônia de Premiação que ocorrerá no Ministério da Educação no
dia 28 de maio.
Durante o
período de inscrições para o Prêmio Curta Histórias ocorrerão, semanalmente,
web conferências para instrumentalizar gestores, professores e alunos na
criação de seus vídeos. As conferências ocorrerão às 10 horas nos dias:
26/03
Personalidades Negras: fortalecendo identidades e direitos
02/04 A produção
de vídeo e roteiro para curta-metragem
10/04
Personalidades Negras de minha comunidade: luta e história
16/04
Personalidades Negras que mudaram o mundo
Acesse a página
do prêmio Curta Histórias
Fonte: MEC
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