sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Planalto: SMED e Escolas municipais se preparam para o inicio das atividades do Programa Mais Educação


A Secretaria Municipal de Educação e as escolas da rede municipal de Planalto estão nos preparativos finais para iniciar o projeto Mais Educação. Ao todo, quinze escolas do município fizeram a adesão do projeto. A previsão é que as atividades com os alunos inicie na segunda quinzena de outubro sobre a responsabilidade da Coordenadora do Programa Marla Andrade Gomes Leite.

Em entrevistra o secretário Gilson Souza enfatizou a importanacia do programa "A implantação do Programa Mais Educação no município de Planalto  é uma nítida demonstração do compromisso que este governo tem com a educação de qualidade. Este programa foi lançado pelo governo federal no ano de 2007 e Planalto era o único município de nossa região que ainda não tinha feito a adesão ao programa. No nosso primeiro ano de gestão fizemos a adesão ao programa e agora em 2014 iniciaremos a execução em praticamente todas as escolas do município. Ampliar a permanência dos alunos na escola, contribuindo para um maior aprendizado e a diminuição da vulnerabilidade social, é um dos benefícios do programa .Crianças que passam mais horas nas escolas aprendem mais e ficam menos expostas à violência e à criminalidade das ruas."

São 1.099 alunos inseridos no programa Mais Educação (675 sede, 180 Lucaia, 90 Geribá e 154 rural,), o programa funcionará com atividades extracurriculares que são ministradas no contra-turno das aulas. São desenvolvidas oficinas pedagógicas, esportivas e culturais.
Esta primeira etapa será desenvolvida em dois meses, tendo continuidade no ano letivo de 2015. Os recursos foram disponibilizados nas contas das escolas, que são responsáveis pelo desenvolvimento do programa. Como são atividades complementares, o programa é destinado a melhorar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes da rede pública de ensino. O acompanhamento pedagógico buscará contribuir para a aprendizagem do aluno nas disciplinas regulares.

“A iniciativa de implantação do programa mais Educação no nosso município é muito importante para o desenvolvimento social dos nossos alunos. Acredito que através desse programa o educando terá melhor formação para aprender a ser e conviver como cidadão.” Mércia Rodrigues diretora da Escola Municipal Vitório Ribeiro Padre.



“Esperamos que o programa atenda a necessidades das crianças, e que cada uma delas descubra o agente transformador que existe dentro de si. Que esse programa se torne um elo entre a comunidade e  a escola, para que possamos crescer a cada dia como cidadão.” Edilane Lima Lacerda do Amaral- Professora Comunitária da Escola Municipal Vitório Ribeiro Padre e Escola Municipal Demósthenes da Silveira.

 

“Espero que o programa venha contribuir para a formação holística dos nossos alunos, favorecendo a dignidade destes alunos que muitas vezes foram roubadas pelas mazelas sociais. Que Todos nós possamos estar unidos no tocante de uma nova sociedade que está em formação no presente” Considerou Márcio França Vice-Diretor da Escola Municipal Baldoínio Silva Pimentel.







O Programa Mais Educação é um programa do MEC (Ministério da Educação) que integra as ações do PDE (Programa de Desenvolvimento da Escola) para ampliação da jornada escolar e organização curricular na perspectiva da Educação em Tempo Integral, promovendo a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar com toda sociedade, aumentando a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos.  No Programa estão compreendidas as ações do Ministério da Cultura, Ministério do Esporte, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria Nacional de Juventude e Assessoria Especial da Presidência da República. O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário