terça-feira, 29 de setembro de 2015

DESFILE CÍVICO 2015 - RESGATANDO TRADIÇÕES


As Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Social com o objetivo de aproximar a escola das famílias e da comunidade, preconizando o combate a desigualdades e a promoção do desenvolvimento humano, através das ações desenvolvidas pelos Programas Mais Educação e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realiza a culminância de um projeto num desfile, apresentando as oficinas temáticas que acontecem semanalmente em cada unidade de ensino e nos espaços sócio educacionais do SCFV. 



As propostas dos Programas Mais Educação e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos buscam garantir direitos e oferecer oportunidades a crianças e adolescentes para compreenderem e expressarem o mundo utilizando as diferentes linguagens (verbal, matemática, artística, corporal, tecnológica). Entende-se, assim, que os processos de aprendizagem ocorrem de modo multidimensional e mobilizam tanto dimensões afetivas como cognitivas. O papel da escola não deve ser o de apenas ensinar a ler, escrever e fazer contas. É preciso ter uma visão mais ampla da educação, no sentido de ver o aluno como uma pessoa inserida em todo um contexto social, com muitos lugares e oportunidades para aprender.
Participaram também deste evento, a Guarda Municipal de Planalto, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e as Fanfarras das Escolas Estaduais de Vitória da Conquista: Rafael Spínola Neto e Fernando Spínola.



 OFICINAS


1. CULTURA E ARTES
Incentivo à produção artística e cultural, individual e coletiva, dos educandos como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo.
-     Fanfarra: ACM
-     Pintura: Escolas Davina Lins e Santa Luzia
-     Teatro: Machado de Assis
-     Dança: Padre Francisco Licarião
-     Música: Hermínio Xavier
-     Bate Lata: Baldoíno Silva Pimentel







2. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

A Educação em Direitos Humanos compreende um conjunto de atividades educacionais que tem a finalidade de promover o respeito dos direitos e liberdades fundamentais, contribuindo para a prevenção e combate ao preconceito, discriminação e violências. Essas atividades proporcionam conhecimento, habilidades, competências e capacidade para que os estudantes sejam protagonistas da construção e promoção de uma cultura de direitos humanos.
-     Direitos Humanos: Rômulo Galvão
-     Promoção a Saúde: Antônio Alves Azevedo
-     Comunicação: Nilton Ferreira

 






3. EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Desenvolvimento de experiências de cultivo da horta como um espaço educador sustentável, a partir do qual se vivencia processos de produção de alimentos, segurança alimentar, práticas de cultivos relacionados à biodiversidade local e à formação de farmácias vivas e de combate ao desperdício, à degradação e ao consumismo, para a melhoria da qualidade de vida.

-    Horta: Escolas Anísio Spínola e Lomanto Júnior


 
 
 
 


4. ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

Refere-se às atividades pedagógicas propostas para as diferentes áreas de conhecimento a serem desenvolvidas na perspectiva da Educação Integral, visando proporcionar: apoio metodológico, procedimentos e materiais voltados às atividades pedagógicas e lúdicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática, de práticas de leitura e escrita, de História, de Geografia e das Ciências, contextualizado em projetos de trabalho educacional, de acordo com a necessidade e com respeito ao tempo de aprendizado de cada criança, adolescente e jovem.

-      Orientação e Leitura: Vitório Ribeiro Padre e Demósthenes da Silveira

 


5. ESPORTE E LAZER

São atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas, que enfatiza o resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural. As vivências trabalhadas na perspectiva do esporte educacional devem ser voltadas para o desenvolvimento integral do estudante, atribuindo significado às práticas desenvolvidas com criticidade e criatividade. 

-      Futebol: Machado de Assis e José Coelho Costa
-      Karatê: Davina Lins 
-      Xadrez: Machado de Assis 
-      Capoeira: José Francisco Santos

 
 
 
 
MONITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Responsável por organizar as atividades, dando suporte e orientação pedagógica às ações e integrando a escola com a comunidade. Voluntário da comunidade do entorno, de outros locais ou de projetos parceiros com competência e habilidades específicas, responsável por desenvolver oficinas e atividades nos finais de semana para e com a comunidade.


A SMED agradece o empenho de todos (alunos, pais, monitores, funcionários, professores, colaboradores, coordenadores e gestores) e parabeniza pelo excelente trabalho realizado.

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