sexta-feira, 5 de abril de 2013

Poemas Vencedores do Concurso Poesia na Escola

Abaixo estão os poemas vencedores do concurso Poesia na Escola, peomovido pala Secretaria Municipal de Educação.



Escola Municipal Demósthenes Da Silveira

Autor: Jenifer Silva Marques  (3° ano)
Obra: Minha cidade

Minha cidade

Quando falo de Planalto
Sinto muita emoção
Sou sua filha
Amo de todo meu coração

Gosto da minha cidade
Por ela tenho gratidão
Cuido dela com carinho
Não jogo papel no chão

No dia cinco de abril
Vamos todos festejar
O seu aniversario
Que parabéns vamos cantar

 
Escola Municipal Davina Lins De Albuquerque
Autor: Tailan Araujo Silva (5° ano)
Obra: Planalto
Planalto
De uma fazenda que existiu
A nossa Planalto surgiu
Dos moradores que se juntou
Veja só a que ponto chegou:

Com seu relevo plano e alto
Surgiu o nome de minha Planalto
Sinto orgulho de ser morador
Dessa pequena cidade valor

No tempo de Peri – Peri
Tropeiros passavam por ali
E para completar sua beleza
Pela Rio – Bahia traz a bela riqueza

Dia 05 de Abril de 1962
Sua emancipação se faz
Com seu primeiro prefeito
Sr. João Gusmão Ferraz
E mais adiante se vai
Pois 51 anos se faz
E em nome de todos os habitantes
Um parabéns constante
Escola Municipal Machado de Assis
Autor: Raíssa Santos Gomes
Obra: Planalto

Planalto sempre bonita
Planalto sempre alegre
Cidade maravilhosa
Sempre carinhosa

Amada Planalto
Sempre querida
Sempre colorida
Sempre planalto

Planalto brasileira
Sempre ternura
Sempre maneira
Sempre amiga.
 

Escola Municipal Machado de Assis
Autor: Hericson
Obra: Planalto – 51 Anos

Segundo minha avó, aqui plano e alto
Antes Peri Peri, agora Planalto
Às vezes me pergunto o que aconteceu
Uma fazenda tão pequena
Meu Deus, Como cresceu!

Aqui não tinha nada
Nem mercado nem hospital
Agora tem até parque
De nome Zé Piau

Zé Piau foi eleito um grande campeão
Fez dessa cidade sua morada
Embora já tenha partido
Será uma pessoa sempre lembrada

A cidade não agradava
Pois se chamava Peri Peri
Mas com o tempo isso mudou
E sei que meu lugar é aqui

Aqui um cabra nobre
Sua marca registrou
Seu Osvaldo da Pipoca
Só saudade nos deixou

Não posso me esquecer
De uma “negona arretada”
A rainha do vatapá
Do beiju e da feijoada

Planalto está crescendo
Repare gente minha
Na morada do Planalto
A construção das casinhas

A beleza desse lugar
Não tem explicação
Com prédio de três andares
Isso é evolução!

Escola Municipal José Coelho Costa
Autores: Ana Paula, Carina, Naiane, Raissa, Sara Cecília
Obra: Meu Planalto

Neste dia tão especial
Estamos todos aqui
Para homenagear
A cidade em que nasci

Não conheci o passado
No tempo de Peri Peri
Mas vou contar a vocês
O que dos mais velhos ouvi

Era apenas uma fazenda
Um ponto de se encontrar
Tropeiros e comerciantes para negociar
E muitas vezes dormiam este referido lugar

O tempo foi passando
E uma feira começou
O negócio deu certo
E um povoado se formou
Desmembrando de poções
Uma cidade se tornou

A cidade foi emancipada
Com o nome Peri Peri
Mas com o tempo acharam
Que este nome não ia servir
Devido a muita planície num lugar alto
Deram-lhe um nome mais claro
Atualmente planalto

Planalto é muito conhecido
Isso ninguém pode negar
Pois a BR 116 Corta esse lugar
Dando oportunidade para muitos
Conhecerem esse lugar
Terra de gente hospitaleira
E isso ninguém pode negar

Planalto, terra querida
Onde o progresso habita com
Saúde, Educação
Esporte e lazer
Parabéns pelo seu aniversário
Pois muito ainda há de crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário