sexta-feira, 5 de julho de 2013

Material dos Projetos Se Liga e Acelera Brasil chegam em Planalto

Nesta semana chegou para a em Planalto os materiais dos projetos SE LIGA e ACELERA, que são oferecidos pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Prefeitura de Planalto através da secretaria Municipal de Educação. Os materiais foram adquiridos com recursos próprios do município e começaram ser distribuídos às escolas do Município. A psicopedagoga Valéria Reis é a coordenadora do projeto em Planalto.


 Conheça como funciona os projetos:

SE LIGA

O que é
O programa, criado em 1999, é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.

Objetivos
Em um ano, alfabetiza crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular.

Como funciona
Os alunos que repetem um ou mais anos são avaliados para checar seu nível de leitura e escrita. Caso não alcancem o desempenho desejado, entram no Se Liga. Em salas de, no máximo, 25 alunos, um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a metodologia do Programa que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado.

Onde acontece
O Se Liga é política pública nas redes estaduais de municípios do Espírito Santo, de Goiás, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Sul, de Sergipe e Tocantins. Está presente em 581 municípios de 24 Estados.
Onde acontece

Os resultados
• No Piauí, o índice de alfabetização atingido pelas turmas das redes municipais que adotaram o Programa ficou em 80,7%, em 2011.
• No Tocantins, o percentual de alunos não alfabetizados caiu de 6,8% para 1%. Quase 100% dos alunos aprenderam a ler e a escrever e as taxas de abandono foram zeradas.


Números do Programa em 2011
Crianças e jovens atendidos: 45.838 
Educadores formados: 3.442 
Municípios beneficiados: 581 de 24 Estados

ACELERA BRASIL




O que é
Criado em 1997, o Acelera Brasil é um programa emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar.

Objetivos
Contribuir para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. Alunos do Acelera Brasil chegam a  realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.

Como funciona
Os alunos alfabetizados, mas que repetiram de ano, são agrupados em salas de até 25 crianças e acompanhados por um professor da rede de ensino devidamente capacitado para aplicar a metodologia do Programa. Tanto os alunos como o professor têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.

Onde acontece
O Acelera Brasil é adotado como política pública nas redes estaduais do Espírito Santo, de Goiás, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, de Roraima, do Rio Grande do Sul, de Sergipe e de Tocantins. Está presente em 554 municípios de 24 estados.
Onde Acontece

Os resultados
• Em cinco anos, 52% dos alunos que estudaram no Acelera Brasil na Paraíba saltaram de série, ajudando a rede a corrigir o fluxo escolar.
• Em Pernambuco, a taxa de abandono no Acelera (1,7%) é menor que a média do Brasil (3,1%) e do Estado (5%).


Números do Programa em 2011
Crianças atendidas: 41.508
Educadores formados: 3.143 
Municípios beneficiados: 544 em 24 Estados

Fonte: Instituto Ayrton Senna

Nenhum comentário:

Postar um comentário