segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Primeiro dia da Semana Pedagógica foi um sucesso



O primeiro dia da Semana Pedagógica em Planalto, que ocorreu hoje no Ginásio Luís Eduardo Magalhães pode ser resumida em uma palavra: Sucesso. Para um público que tinha cerca de 400 professores reunidos nada melhor que duas grandes palestras de nomes como Celso Vasconcellos e Sérgio Lôbo num Ginásio que estava impecável em sua ornamentação

Antes das palestras desses grandes nomes, houve um momento de oração com o pastor Luís Carlos, e a mesa foi formada por representante dos pais, representante dos alunos, Marcelo Viana representou os professores, Enivaldo Botêlho (secretário de governo), Gilson Souza (secretário de educação) e o prefeito Cloves Andrade.

Em sua fala, Gilson Souza, destacou as dificuldades enfrentadas pela atual administração, porém destacou que não medirá esforços para que seja feita uma educação de qualidade. Elencou as mudanças ocorridas nesses dois meses de governo, como as reformas das escolas do campo, das Escolas Demósthenes da Silveira e Vitório Ribeiro Padre (Lucaia), José Coelho Costa (Geribá), Hermínio Xavier Amorim (Povoado do Parafuso), criação do Núcleo Pedagógico, nucleação escolar em algumas regiões da zona rural, que irá diminuir o número de escolas multi-seriadas no campo. Destacou o cumprimento do piso salarial dos professores e a diminuição de 14 para 13 aulas a carga horária dos professores de 20 horas que atuam no Ensino Fundamental II. e ressaltou que o poder está nas mãos dos cidadãos, que muitas vezes não sabem disso, por isso a necessidade da educação para o despertar desta responsabilidade.

Cloves Andrade ressaltou a importância da educação como um motor de transformação da sociedade e ratificou o que já tinha sido dito por Gilson, além de se comprometer com o pagamento dos salários atrasados e a diferença dos salários dos professores em relação ao mês de janeiro.

Em seguida, houve a palestra do Educador Celso Vasconcellos. O início de sua palestra foi extremamente provocativo, causando a inquietação dos professores presentes. Com a palestra cujo tema era "O que é necessário para que o aluno apenda? Fundamentos da Aprendizagem Humana", afirmou que "se 30% dos professores tivessem esta pergunta no coração, morreria satisfeito", conquistou o público tratando de temas delicados como família e escola, papel dos professores e a necessidade de acender a curiosidade dentro de cada um.Ganhou os professores com sua sinceridade e simpatia, arrancando aplausos efusivos ao final de sua palestra

Pela tarde, Sérgio Lôbo fez uma palestra arrebatadora. Com um carisma contagiante, colocou todo mundo em atividade, destacando a necessidade do sorriso, do falar, do ouvir, do toque e dacooperação para a formação do ser humano. Uma palestra dinâmica, em que a participação dos professores era essencial, arrancou gargalhadas dos professores, com suas histórias e suas musiquinhas. Sua palestra teve como tema "Quais saberes são necessários para sermos carismáticos". Um dia formidável para a Educação em Planalto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário